Começando o adestramento em casa - Guaipeka
Home / Comportamento dos Guaipekas / Começando o adestramento em casa

Começando o adestramento em casa

 

Ensine o seu cachorro a fazer xixi e cocô no lugar certo

Como iniciar o adestramento do meu cachorro ?

Adestramento: Acredito que todas as pessoas já passaram pela situação chata de entrar no banheiro e pisar no tapete com xixi do seu cachorro.

A nossa primeira reação é a de xingar e as vezes dependendo da situação, até mesmo dar uma palmadas, não é mesmo?

Agora pense comigo, quando uma criança está largando as fraldas e começando a usar o vaso sanitário para fazer as suas necessidades, você bate no seu filho ou conversa pacientemente com ele para ensiná-lo?

Acredito que você converse com ele o instruindo para fazer as coisas corretamente, não é ? Com o seu cachorro é a mesma coisa !!

Ele possui um nível de compreensão muito inferior ao de uma criança, portanto, se você bater nele para ensiná-lo, você pode causar assustar ele e por medo, ele pode vir a fazer as necessidades escondido de você !

Não queremos causar traumas ou fazer mal ao nosso amigo, não é mesmo ?

O que seu cachorro precisa, é de um adestramento ! Um treinamento baseado em repetição, paciência e muito amor !

Saiba que o adestramento em casa pode ser uma das técnicas de treinamento mais difíceis e complicadas de ser executada, pois vai exigir comprometimento, tempo e paciência da sua parte.

Algumas “habilidades” vão ser exigidas de você como adestrador do seu cachorro, pois o seu guaipeka, não sabe falar e portanto vai utilizar de outras linguagens para avisar que precisa “ir ao banheiro”!

Nesse momento é necessária a sua primeira habilidade, que é a de conhecer a linguagem corporal do seu cachorro !

Tem gente que acha que o cachorro vai latir ou raspar a porta quando quiser fazer asa suas necessidades, não é mesmo?

Saiba que esses são casos mais raros de acontecer, pois a maioria vai procurar um “lugar confortável”, que normalmente vai ser o tapete da sala !

Como ninguém quer cheiro de xixi ou cocô no meio da sala, o ideal para começar é o dono ficar atento a linguagem corporal do cachorro.

Para citar um exemplo, muitos cães começam a girar e cheirar o local antes de fazer suas necessidades.

Ao atentar-se para esse fato, pegue o cachorro no colo e coloque-o no lugar em que ele deve fazer as suas necessidades pré-determinado por você.

como-ensinar-cachorro-a-fazer-xixi-no-lugar-certo

O Aprendizado

O adestramento do seu Guaipeka em casa requer um passo-a-passo simples, porém demorados e trabalhosos.

Para começar, colocar um jornal próximo a porta da frente, pois em muitas casas é um lugar estratégico, pois se você encontrar seu guaipeka fazendo no lugar errado, poderá rapidamente mudá-lo de lugar.

Dessa forma ele vai entender que ele precisa ir para aquele lugar pra fazer as necessidades, quando isso acontecer, recompense o seu guaipeka !

Dessa forma, quando você não estiver em casa, ele também assimilará que pode fazer ali as suas necessidades sem maiores problemas.

Um outro conselho interessante e que já foi dito, é que toda a vez que o seu cachorro fizer algo certo que você tenha estabelecido, dê carinho, fale gentilmente e o recompense sempre !

Dessa forma você vai fazer com que seu cachorro fique mais suscetível as próximas instruções que você for passar.

Saiba que existem muitos livros e cursos sobre adestramento canino e que usam as mais diversas técnicas e rotinas de treinamento.

Absolutamente nenhum cachorro vai ter a consciência e o entendimento imediato de que o banheiro, a sala, o escritório ou qualquer outro lugar da casa é errado, se VOCÊ NÃO ENSINÁ-LO !

ensinar-um-cão-fazer-necessidades-no-papel_otm

Então vamos recapitular sobre adestramento?

Primeira Dica: NUNCA brigue com o seu cachorrinho por ele estar fazendo as necessidades no lugar errado, pois ele pode ficar com medo de você e passar a fazer as necessidades escondido de você!

Lembre-se de que a relação de vocês deve ser baseada em amor e confiança e JAMAIS em medo e receio !

Segunda Dica: SEMPRE recompense seu guaipeka quando ele acertar um determinado comportamento, nesse caso o de fazer xixi e cocô no lugar certo !

Dessa forma você o condicionará a repetir o comportamento e será efetivo também para muitas outras coisas no futuro !

Terceira Dica: JAMAIS deixe o local de fazer as necessidades do seu cachorro próximo ao local em que ele come !!

Provavelmente você não gostaria de comer no banheiro, correto ?

Seu guaipeka também não, e a reação natural dele é a de procurar um local confortável para usar como banheiro, normalmente ele irá diretamente para o tapete da sala .

Conclusão

Entenda que ensinar um cachorro os seus primeiros comandos e condicionar os primeiros hábitos é bem trabalhoso, porém esse processo além de recompensador, vai aproximar você do seu Guaipeka para o resto da vida !

Veja também

dog walker

Você sabe o que é um Dog Walker?

O Cenário para um Dog Walker Imagine o seguinte cenário, você tem uma vida profissional/pessoal ...

Deixe uma resposta