Home / Comportamento dos Guaipekas / Novo Estudo Mostra Porque Seu Cão Sempre Parece Saber Como Você Está Se Sentindo

Novo Estudo Mostra Porque Seu Cão Sempre Parece Saber Como Você Está Se Sentindo

Novo Estudo Mostra Porque Seu Cão Sempre Parece Saber Como Você Está Se Sentindo

sentimentos-caninos

Nossos cães completam nossos mundos não é verdade? Isso porquê para eles somos o mundo inteiro deles.

Nós lhes damos amor, guloseimas e brincadeiras, sem mencionar necessidades como comida, água, segurança e abrigo.

Eles dependem de nós para satisfazer todas as suas necessidades físicas e emocionais, por isso não é nenhuma surpresa que eles tenham aprendido a nos observar atentamente em nossas rotinas diárias.

Mas você já se perguntou como seu cão sempre parece tão sintonizado com o que você está sentindo, para melhor ou para pior?

cachorro-passeio-parque-sem-coleira

Acontece que essas habilidades de observação ajudam nossos companheiros a decodificar emoções humanas e caninas.

Em um estudo conduzido por Natalia de Souza Albuquerque , uma Ph.D. estudante em psicologia experimental, os cachorros do deste provaram que podiam reconhecer as emoções através das expressões e dos sons, tanto dos cães como dos seres humanos.

A National Geographic explica o estudo, no qual participaram 17 cães de estimação:

Nos primeiros testes, cada cão foi colocado na frente de duas telas e lhes foram apresentado uma imagem de um cão ou humano com uma expressão facial feliz ou irritada.

As imagens foram emparelhadas com uma variedade de sons – um latido brincalhão ou agressivo para cães, e uma frase em um idioma desconhecido em um tom feliz ou irritado para as pessoas.

filhotes-de-cachorro-abandonados-2

Eles relataram que imagens e sons com emoções correspondentes tendem a capturar a atenção dos cães por mais tempo, sugerindo que eles entenderam a emoção.

Por outro lado, quando uma imagem feliz era mostrada com um som de raiva, ou vice-versa, eles tendiam a perder o foco, como se as aparições não fizessem sentido.

Foi explicado à National Geographic que essas interpretações são um sinal da capacidade cognitiva de nossos cães.

“Os cães tiveram que extrair as informações do som e associar essas informações à imagem, e isso envolve mecanismos psicológicos muito complexos”.

E os pesquisadores descobriram uma outra tendência interessante do estudo: os cães eram realmente melhores em detectar as emoções de outros cães do que as de humanos.

“Isso foi bastante interessante porque faz sentido pensar que os cães já têm essa capacidade [de se conectar emocionalmente] e usar e desenvolver isso, para interagir com os humanos.”

Então se você sempre soube que seu filhote pode sentir suas emoções, mas nunca soube como, é porque eles podem ler sua expressão facial e o tom da sua voz.

Que companheiros inteligentes eles são, não acha?

E você, acha mesmo que seu cachorro tem a capacidade de ler suas emoções? Comente sobre isso e compartilhe esse artigo com seus amigos.

redes sociais

CURTA NOSSA FANPAGE

Veja também

pulgas-e-carrapatos-remédio-natural

Medicamentos para Pulgas de Cães versus Prevenção Natural

Medicamentos para Pulgas de Cães versus Prevenção Natural Antes de se apressar para comprar remédios ...

Deixe uma resposta