Home / Comportamento dos Guaipekas / Oito lições para Educar o seu Filhote

Oito lições para Educar o seu Filhote

Oito lições para Educar o seu Filhote

Da mesma forma que a vacinação ou a prática diária de uma atividade, a educação é um dos deveres do homem para com o cachorro, desde o momento em que ele deseja adotá-lo como companhia e em um futuro próximo, como melhor amigo.

A educação é a garantia de uma coabitação harmoniosa entre o animal, seu dono e seu círculo, além de sua integração na sociedade.

É indispensável começar a educação do filhote bem cedo, enquanto sua capacidade de aprendizagem é grande.

A capacidade de aprendizagem varia de acordo com os filhotes, mas todos tem em comum o tempo de sono, que é muito importante e uma certa fragilidade: respeite sempre o seu ritmo e sua idade.

Seguem abaixo 5 recomendações gerais sobre a aprendizagem do seu filhote:

Filhotes-Brincando

BRINCADEIRAS

O filhote adora brincar. É preciso aproveitar essa chance para educar sem pressão. através de curtos exercícios que ele realizará com prazer.

 

ensinar-um-cão

ETAPA POR ETAPA

A educação é conduzida etapa por etapa, pois quando o filhote é muito novinho, dispões de uma baixa capacidade de concentração: além de 3 sessões diárias de 5 minutos você arriscaria cansá-lo.

Progressivamente você poderá estender o tempo de trabalho para chegar em torno de 30 minutos por dia quando ele tiver cerca de 6 meses.

No entanto, para favorecer a socialização, é recomendável multiplicar as descobertas do filhote com trajetos de carro, contatos com crianças, adultos e também com outros animais.

prazer e rigor na educação

PRAZER E RIGOR

O prazer e o rigor condicionam a conquista da educação.

Além das brincadeiras que permitirão educar o cão com alegria, a aprendizagem do filhote deve acontecer em um clima de confiança e paciência com uma certa firmeza.

O cão que possui um senso sutil de igualdade desenvolverá melhor a vontade de ganhar sua afeição e de lhe dar prazer.

 

cachorro-recompensa

RECOMPENSA

A recompensa faz a motivação crescer e facilita a educação.

Para ser eficaz, ela deve ser significativa para o cão, isto é, o dono deve felicitá-lo com carícias e entonações de voz calorosas, por exemplo.

A utilização de guloseimas deve permanecer excepcional, a fim de preservar seu peso ideal.

Em compensação, qualquer besteira ou comportamento indesejável devem ser reprimidos, mas lembre-se que isso só será eficaz se você pegar o filhote no ato.

Para a maioria dos filhotes, uma repreensão emitida em voz alta e grave é suficiente.

linguagem para ensinar seu cachorro

LINGUAGEM

A linguagem que você utiliza deve ser adaptada ao animal. As ordens que você lhe dará devem ser simples, curtas e sempre repetidas.

Não se esqueça que o cão compreende mais a entonação dada que seu sentido: o tom que você utilizar vai variar, portanto, de acordo com o que vc ordena, felicita ou repreende o seu filhote.

O gesto é também um meio eficaz para fazer com que seu cão o compreenda.

A partir desse post estaremos lançando uma sequência de 8 posts com dicas sobre cuidados gerais com a educação do seu filhote !!

 

Fique ligado !

 

Curta e compartilhe a nossa fanpage:

redes sociais

ACESSE NOSSA FANPAGE !!!

 

Veja também

cachorros-de-grande

Cachorros de Grande Porte – Quais os Cuidados?

Cachorro de Grande Porte – Quais os Cuidados? Receber um cachorro de grande porte é ...

Deixe uma resposta