Home / Higiene do seu Guaipeka / Por que Meu Cachorro Odeia Ter Suas Unhas Aparadas?

Por que Meu Cachorro Odeia Ter Suas Unhas Aparadas?

Por que Meu Cachorro Odeia Ter Suas Unhas Aparadas?

cortar-as-unhas-do-cachorro-bravo

Por que meu cachorro odeia ter suas unhas aparadas? Essa é uma pergunta frequente que os veterinários recebem em seus consultórios!

Nesse artigo vamos detalhar o porquê do seu cachorro não gostar de ter suas unhas aparadas e aproveitar para dar umas dicas importantes sobre isso.

Todos nós sabemos como é importante manter as unhas do nosso cachorro aparadas.

Além de ajudar a cuidar do piso da nossa casa e não arranhar nossa pele, isso também é bom para o cão.

Se as unhas do cachorro crescerem por muito tempo elas podem enrolar e ficar cutucando e machucando a pele do cachorro e isso é bastante desconfortável.

cortar-as-unhas-do-cachorro

Já que nossos amigos de quatro patas não podem fazer isso sozinhos, eles precisam da nossa ajuda para que tenham suas unhas aparadas.

Aí é que vem a dor de cabeça para muitos cuidadores, muitos cães desprezam ter suas unhas aparadas, veja o porquê.

Já que nossos amigos de quatro patas não podem fazer isso sozinhos, eles precisam da nossa ajuda para que tenham suas unhas aparadas.

Aí é que vem a dor de cabeça para muitos cuidadores, muitos cães desprezam ter suas unhas aparadas, veja o porquê.

Instinto de Sobrevivência do Cachorro

cortando-unha-de-cachorros

Se o seu cachorro já teve alguma articulação machucada quando alguém puxou sua pata para aparar a unha ou se ele é um membro das raças condrodistróficas (raças de pernas curtas, como Bassett Hound ou Dachshund entre outros), pode ser desconfortável para você para esticar as pernas dele com firmeza para poder aparar suas unhas.

Mais uma vez, a dor é uma forte memória para um cão e para sobreviver ele precisa lembrar-se de coisas dolorosas e evitá-las.

O medo é uma coisa que os cães instintivamente devem lembrar.

Animais em estado selvagem devem ser capazes de lembrar e evitar situações ou lugares onde eles sentiram que suas vidas estavam em perigo, como um lugar onde os predadores se escondem ou alguma coisa que esboce perigo a eles.

Quando você restringe seu cachorro, (sem antes lhe ensinar que não há nada a temer), você ativa sua reação de medo e seus instintos de sobrevivência entram em ação.

Ele fica verdadeiramente em pânico e suas opções mais claras muitas das vezes são: lutar ou tentar escapar. Sua resposta de luta ou fuga pode levá-lo a lutar contra você e tentar de morder.

Isso danifica o seu vínculo irrevogavelmente. Depois de uma luta, sempre que você vai tentar aparar suas unhas, você fica nervoso e ele lê sua linguagem corporal e confirma que é necessário ter medo.

Como Fazer Para Aparar as Unhas do Cachorro Com Sucesso?

como-cortar-a-unha-de-cães

Um grande erro na hora de tentar aparar as unhas do cachorro sozinho é que a maioria das pessoas começam com o objetivo de fazer todas as unhas de uma só vez, em vez de dividi-las pacientemente em pequenos passos para trabalhar em direção ao objetivo, assim as memórias ruins do cachorro começam a aparecer.

Se você está lidando com um cachorro que já odeia ter suas unhas cortadas, deixe seu veterinário te ajudar.

Não há razão para que alguém traumatize seu cão.

Os veterinários têm protocolos de medicação seguros e eficazes para aliviar o medo do seu cão, pois com os métodos que eles usam, seu cão percebe que está seguro, mesmo quando suas unhas estão aparadas.

Se você tem um filhote, comece bem devagar. Conduza suas patas em pequenos passos.

Mostre-lhe os aparadores com alguma coisa que eles gostem de comer, então ele vai começar a associá-lo a bons sentimentos.

Alcance sua patinha, dê um pouco da sua comida preferida ou algum petisco.

Se, a qualquer momento, ele recuar ou resistir, volte ao último degrau que ele estava confortável e recompense ele a partir de lá.

Não apresse ele. Se você se mover muito rápido, você pode criar um problema maior entre vocês.

Tenha cuidado para nunca cortar muito fundo e machucá-lo ou ele aprenderá a coisa pode nunca mais querer ter suas unhas aparadas novamente.

Gostou do artigo? Esperamos que ele tenha te ajudado em algo.

redes sociais

Curta a Nossa Fanpage !

Veja também

xixi-no-lugar-certo

Como fazer seu cão fazer xixi no lugar certo?

Como fazer seu cão fazer xixi no lugar certo? Quem nunca passou pelo desconforto de ...

Deixe uma resposta