Home / Saúde do Guaipeka / 5 Maneiras Eficazes de Ajudar Seu Cão a Lidar Com a Perda da Visão

5 Maneiras Eficazes de Ajudar Seu Cão a Lidar Com a Perda da Visão

5 Maneiras Eficazes de Ajudar Seu Cão a Lidar Com a Perda da Visão

Adestrar-cachorro-cego

Você chegou até esse artigo buscando por maneiras eficazes de ajudar seu cão a lidar com a perda da visão, verdade?

Uma das coisas mais reconfortantes que ouvimos sobre cães com necessidades especiais é que eles parecem nunca notar que são diferentes. No entanto, viver com um cão cego requer passar por alguns desafios, e embora seu cão não precise saber que ele é deficiente, é melhor tomar precauções para sua segurança e conforto do mesmo. Um cão cego pode ter uma vida plena e feliz, mas sem a visão ele pode precisar de ajuda para se locomover.

cachorro-cego

Felizmente, nossos cães são aprendizes rápidos e extremamente adaptáveis. Com um pouco de esforço e treinamento, você pode ajudar seu cão a percorrer sua casa inteira com confiança, segurança e conforto.

1. Segurança em Primeiro Lugar

cuidados-com-um-cachorro-cego

À medida que o seu cão se habituar a andar pela sua casa sem a sua visão, faça de sua segurança a sua principal prioridade. Se você tem recursos em sua casa que podem ser perigosos (como escadas, uma lareira ou uma piscina), eles devem ser bloqueados para que seu cachorro não se acidente. Bordas pontiagudas, como aquelas em mesas de café ou em uma lareira elevada, devem ser acolchoadas.

Enquanto seu cão está aprendendo uma nova maneira de andar em sua casa, coloque-o na coleira e faça passeios algumas vezes por dia até que ele pareça confortável e menos hesitante. Pode levar algum tempo e os acidentes podem acontecer, mas com esse tipo de atividade consistente, ele deve ganhar a confiança para se movimentar livremente em sua casa.

É claro que, se você mudar ou reorganizar seus móveis, precisará ajudar seu cão a aprender o novo modelo da sua casa. Se possível, manter o seu mobiliário atual exatamente onde ele está será mais confortável para o seu filhote cego.

 Enquanto seu cão aprende a confiar menos em sua visão, ajude-o a se apoiar em seus outros sentidos para facilitar seu acesso pela casa.

2. Dicas verbais:

 

Você pode ajudar bastante seu cachorro treinando-o para entender as dicas verbais. Ensinar seu cão a agir quando disser “parar”, “esperar”, “subir / descer”, “esquerda” e “direita” pode salvá-lo de alguns inchaços e contusões e mantê-lo no caminho certo quando vocês saírem para passear.

Se você tiver a sorte de saber que seu cão está ficando cego antes mesmo que ele chegue lá, comece imediatamente a dar os primeiros passos no seu treinamento. Se você é o tipo de pessoa incrível que está acolhendo um cão já cego em sua casa, você ainda pode treiná-lo, mas talvez precise mudar sua estratégia para acomodá-lo.

 

3. Sugestões tácteis:

 

Muitos pais de filhotes de cães cegos usam dicas táteis para ajudar seus cães a saberem onde estão em suas casas. Passarelas de tapetes colocados ao longo dos corredores de sua casa podem ajudar a evitar que o seu cão corra contra as paredes ou ajudá-lo a encontrar o caminho se ele se perder ou se virar.

Uma solução comum para as escadas é colocar um tapete com uma textura distinta no topo, de modo que, quando o cão sente a mudança sob seus pés, ele sabe que deve ter cuidado – que o degrau está próximo. O mesmo pode ser feito para portas com um degrau para baixo ou qualquer área em sua casa onde seu cão deve ter cuidado. Mas até que seu cão saiba o que essas novas texturas significam, é melhor manter bloqueadas todas as áreas potencialmente perigosas quando ele estiver andando sozinho.

4. Sugestões de Som:

 

Os cães têm uma excelente audição, e muitos cães confiam nesse sentido, caso fiquem cegos. Uma tigela de água borbulhante é uma das primeiras compras que muitos donos fazem quando adotam um cão cego – o barulho é freqüente, mas discreto, e ajudará seu cão a encontrá-lo facilmente. Ele também pode ajudá-lo a encontrar sua comida, se você sempre manter seu prato de comida por perto no mesmo lugar.

Você também pode usar o som para que o seu cão saiba onde você está. Algumas pessoas colocam pequenos sinos nos sapatos para que seus cães possam seguir o barulho e encontrá-los onde quer que estejam. Muitos vão bater palmas ou estalar os dedos quando entram ou saem de um quarto para que o cão não fique assustado se não souberem que estavam lá. Se você tem pisos de madeira, apenas usar sapatos com solas que fazem um pouco de barulho pode ser um grande conforto para o seu cachorro cego.

Seu cão ainda vai querer brincar e vai gostar dos mesmos brinquedos que ele tinha antes de perder sua visão.

Você pode comprar bolas que tilintam ou chocalham e mastigam ou brinquedos macios que rangem, então fica mais fácil para ele saber onde eles estão durante as brincadeiras.

Este também é um bom momento para começar a anunciar sua chegada em casa com um feliz: “Querida! Estou em casa!”

5. Sugestões de Perfume:

 

O olfato dos cães também possuem um senso bastante sensível, e você também pode usar isso para a vantagem de seu filhote cego. Se você já guarda velas ou fragrâncias em sua casa, considere o uso de aromas diferentes em cada sala ou perto de itens importantes para que seu cão tenha outra sugestão para usar em sua navegação.

Os cheiros não precisam ser fortes e não precisam estar em todos os cômodos. O seu cão também pode associar aromas a coisas como “o quarto onde fica a minha cama”, “o quarto com a porta do quintal” ou “o quarto onde está a minha comida”.

por-que-os-caes-ficam-cegos

Conclusão:

Seu cão cego tem uma vida maravilhosa pela frente, cheia de toda a felicidade que qualquer outro cão poderia ter.

Seu cão não vai deixar de amar você e lhe dar alegria. Tire um tempo para ajudá-lo a se adaptar e dar a ele a confiança para se locomover, e ele lhe mostrará seu agradecimento mil vezes.

Gostou do artigo, deixe um comentário e compartilhe com amigos.

Veja também

xixi-no-lugar-certo

Como fazer seu cão fazer xixi no lugar certo?

Como fazer seu cão fazer xixi no lugar certo? Quem nunca passou pelo desconforto de ...

Deixe uma resposta